domingo, 25 de dezembro de 2011

Receita para passar no vestibular




Agora vou falar sobre um problema já superado em minha vida, mas que ainda tem atormentado a vida de muitos estudantes secundaristas e pessoas que terminaram o ensino médio mas que ainda não adentraram na universidade.

O vestibular é uma coisa tão temida pelos jovens que muitos deles apelam para a fé (seja ela qual for) e afastam o temor através de mandingas, simpatias (ou antipatias) e orações, à exemplo de:

"Vaga nossa que está na universidade,

Azarado seja o nosso concorrente.

Seja correta a nossa resposta,

Assim na certeza como no chute.

O cursinho nosso de cada dia que pagamos até hoje,

Justificai as nossas despesas

Assim como nós justificamos as perguntas dissertativas.

E não nos deixe cair nas pegadinhas,

Mas livrai-nos do pau, Amém."

Diante de tal realidade que tanto aterroriza os jovens brasileiros que querem contribuir para um Brasil melhor, serem profissionais bem-sucedidos e garantir um futuro no mínimo confortável; e levando em consideração que já passei por essa fase terrível da vida e conheço todas as dificuldades enfrentadas, quero aqui dar algumas dicas e conselhos pra quem está enfrentando esse perrengue ou está para enfrentar, desejo todo sucesso a vocês...Vamos lá

1°- Um ensino médio no mínimo razoável

Se você estudou bacana, se dedicou e desde cedo teve a maturidade do vestibular, tirou notas de razoáveis a boas e até se destacou algumas vezes, você tem um bom caminho andado. Mas se você foi daqueles que estudou numa escola particular e ficou três anos torrando a grana dos seus pais sem levar nada a sério, chegou no final do terceiro ano descobriu que não sabia de nada e bateu o desespero; ou se veio de uma escola pública onde não teve preparo suficiente e chegou no final do terceiro ano sem saber nada nem do primeiro nem do segundo, não adianta se descabelar.

Se você se encaixa em um desses perfis, a derrota no primeiro vestibular pode ser inevitável (a não ser que você tenha muita sorte ou que nas provas só tenha caído aqules poucos assuntos que você domina), mas não se deixe vencer por isso, levante a poeira e bola pra frente, até por que tem muita gente boa que não passa na primeira tentativa, agora é entrar num pré-vestibular e estudar pra valer, se dedicar, se você quiser mesmo realizar seu sonho.

2° Um cursinho no mínimo regular

Você acaba sair do terceiro ano ano e tem a infelicidade de não ver seu nome no listão, de não cantarem "alô, alô papai alô mamãe..." pra você e não quererem raspar seu cabelo sed(b)oso. Não precisa e nem adianta se trancar no quarto e tentar se matar colocando o som no último volume ouvindo Restart e Justin Bieber e nem entrar no mundo das drogas ouvindo sertanojo pré-universitário.

Se você amargou uma derrota no vestiba o melhor é se preparar melhor no próximo ano, e como você não vai mais frequentar uma escola de ensino médio a saída é se matricular num cursinho, não tem jeito, sozinho você sentirá muitas dificuldades e não tirará suas principais dúvidas. No cursinho você se dedicará somente a estudar, não terá aquelas atividades chatas de escola e nem trabalho pra apresentar, é só sentar prestar atenção e mandar ver no estudo individual em casa.

É importante que você se matricule num cursinho bom, não precisa ser aqueles super-cursinhos de capital com mensalidades caríssimas (a não ser se você tiver condição e achar necessário), basta um cursinho que tenha aulas regularmente (segunda a sexta e aulas extras nos fins de semana), que tenha uma boa carga-horária (visando completar todo o conteúdo até o dia das provas) e que tenha bons professores.

3°- Um bom momento de estudo individual em casa

Você se matricula no cursinho, presta atenção bacana nas aulas e anota tudo direitinho. Agora na sua casa você pode dormir até a hora que quiser, ficar o dia todo assistindo televisão e ficar até tarde da noite na internet ou jogando video-game, certo?

Bom, eu não vou falar que você esta errado(a), não estou aqui pra julgar você, mas se você agir assim durante o ano, a probabilidade de você se dar mal no vestibular de novo é muito grande. O cursinho não é tudo, é só um norte pra você se basear e guiar seus estudos, o vestibulando demonstra quem é no seu estudo individual, nas horas a fio que fica na escrivaninha (ou no vaso sanitário) estudando e revisando os assuntos que foram dados no cursinho. É importante que toda aula que você assista, quando chegar em casa você sentar e estudar esse assunto, complementar o que foi falado.

Pra isso é importante que você tenha algumas horas a disposição pra poder estudar, pelo menos umas 4 ou 6 horas, ou seja, um turno inteiro só pra estudar em casa. Quem fica impossibilitado de estudar todo esse período, por motivo de trabalho por exemplo, tem que mais do que ninguém prestar bem atenção nas aulas e não se dispersar por qualquer coisa, e o pouco tempo que restar durante o dia, aproveitar bastante e revisar o que foi falado em sala de aula.

Nos seus estudos em casa, além de um bom tempo pra se dedicar aos livros e apostilas, é de uma importância imprescindível que você tenha uma ambiente confortável e tranquilo pra estudar, bem ilumidado, numa temperatura agradável (não dá pra se concentrar derretendo ou congelando) e um ambiente silencioso, evite ruídos externos que façam você dispersar, tipo, aquele vendedor de sorvete (10 bolas de sorvete por um real, traga a vasilha). Se na sua casa não tiver um ambiente assim, procure estudar na biblioteca municipal, na biblioteca do cursinho (se tiver) ou na casa de algum amigo ou parente que forneça essas condições mínimas de conforto.

4°-Pessoas que te apoiam e entendem a sua situação

Um fator imprescindível e que pode fazer toda a diferença no seu desempenho e na qualidade do seus estudos é o apoio de seus familiares, amigos e pessoas próximas a você (principalmente namorado(a), ficantes oficiais, amizades coloridas, peguetes...). Todas essas pessoas precisam saber da delicada situação em que você se encontra e serem compreensíveis nos seus constantes momentos de ausência, mas a principal contribuição que seus entes podem te oferecer é o apoio:quando você estiver cansado e achando que não é capaz, motivando-o a não desistir, e, principalmente, jamais forjando expectativas e cobrando resultados pois tudo isso soma uma atmosfera de pressão sobre você que comprometerá a qualidade de seus estudos e o rendimento nas provas, situação pela qual você tem que estar vacinado.

" Tem gente que esta do mesmo lado que você mais deveria estar do lado de lá..."

Muitas vezes as pessoas que te apoiaram durante o ano de estudo surtam quando chega a época da prova e se enchem de expectativas, como se confiassem infalivelmente nos seus estudos e passam a exigir a sua aprovação, fato que acumula mais pressão sobre você. Mas o pior de tudo é quando você não passa no vestibular e vem aquele bando de urubus tentando arrancar um pedaço de você, pessoas que acompanharam a sua luta e que por conta disso se decepcionaram, e o pior, pessoas que nem te conhecem direito (amigo do seu amigo, amigo do seu pai, amigo da sua mãe, amigo do cunhado da tia do aparentado do vizinho...enfim, amigos da onça) aparecem de tudo quanto é lugar só para te atazanar. Aquele tio que sempre pergunta pelas namoradas agora também pergunta pelo vestibular:

- E ai? E as namoradas? E o vestibularzão ai? Passou mesmo?

Esses ai são tão tapados que perguntam pelo vestibular, no meio o ano, sendo que a prova nem foi feita ainda. Quando estiveres passando por essa situação, o melhor é ignorar ao máximo esses comentários infelizes e não se deixar abater, mantendo-se sempre no objetivo que você quer alcançar. Se você tiver que ser hostil com essa gente, seja, mas não deixem que falem besteiras sobre você:

- Ih cara, tu nem passou no vestibular, acho melhor vo[...] (seja Tramontina, corte rápido)

-[...] Você cuidar da sua vida


5°-Ter fé, perseverança e força de vontade

" Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo..."

Você tem que confiar que é capaz, mesmo que digam o contrário, se você achar que precisa de um milagre para passar, é só acreditar e correr atrás que esse milagre vai acontecer, não desista.
A vitória começa com o desejo de vencer, não se intimide com a dificuldade da prova ou com a concorrência, deixe isso para as pessoas fracas (seus concorrentes).
Uma coisa que um vestibulando tem que ter é bastante força de vontade e disciplina nos seus estudos, o que implica em fazer alguns sacrifícios. É preciso saber abrir mão, estar sempre focado nos estudos (senão você se fo#@), quando estiveres nos seus momentos de estudos recuse qualquer convite para festas, churrascos,baladas (depois você pode ir em quantas festas quiser); esqueça também novelas, filmes, minisséries... e a Malhação também. Eu sei que é difícil se abdicar de todas essas coisas, mas você tem que ter em mente a grande recompensa que você vai ter depois de tudo isso (Deus honra a quem honra).

6°- Ter tempo para se divertir

Estudar,estudar,estudar,estudar...ortografia básica, lembre-se que vírgulas significa pausas

Eu tinha falado em alguns sacrifício ainda a pouco não foi? Mas por mais que você estude feito louco, alguns momentos de entretenimento com familiares e amigos não vão fazer você perder a sua vaga, e pode ter certeza que essas pausas vão ter efeito positivo sobre memória e aprendizado. Se ficar estudando ininterruptamente, logo bate o cansaço e o seu rendimento dispença. Você lembra que eu falei em festa? Mas você lembra de eu ter te proibido alguma coisa? Não né? Tá bom você pode participar ALGUMAS vezes, são só ALGUNS momentos de distração, eu sei que você vai ter bom senso e não virar um baladeiro ou micareteiro de plantão.

Além de tudo isso, é de suma importância que você cuide do seu corpo e pratique exercícios físicos regularmente e se alimente bem; pois corpo sã, mente sã (não acredito muito nisso, duvido muito que aqueles saradões de academia sejam inteligentes, mas aqui ta valendo). Se você estiver em forma, terá mais pique para as maratonas de estudo.

Pois é pessoal, quis aqui passar um pouco da minha experiência do tempo que passei prestando vestibular, das dificuldades que enfrentei, dos comentários infelizes...enfim, todos os percalços que um vestibulando passa. Espero ajudar a galera que vai enfrentar esse desafio, desejo todo o sucesso pra vocês, escutem a voz de um vencedor. Bons estudos.

Obs: Se você leu esse texto e não precisa fazer vestibular, repasse-o para algum estudante do 3° ano do ensino médio, pro filho de alguém que você conhece que quer fazer medicina na Bolívia, pra alguém que foi direto pra particular porque na publica é muito difícil , enfim para todas as pessoas que você acha que precisa ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário