quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vestibular,um caos agora generalizado!!!


Depois dos ridículos comentarios em torno da música "Faz um milagre..." da postagem passada, vou agora falar sobre uma coisa q tem me atormentado na atualidade contemporânea da minha vida:a luta por uma vaga numa UFDP da vida,o vestibular.

Assim como muitos jovens, estou numa fase de muitas duvidas(exceto sobre a masculinidade) e decisões, simplismente terminei o ensino médio recentemente e na sei o q vou ser da vida(sonho em ser médico mas...) ando estudando muito para no final do ano fazer um "mamãe mandou eu escolher..." nas questões de multipla escolha das provas de vestibular ou mandar a prova pro hospital de tanto chute.

O ministro da educação Fernando Haddad depois da honrosa idéia do ProUni resolveu agora unificar o vestibular para todo o país, ou seja, vai ficar mais "impossível" ainda. Aquela ridícula prova do Enem que era aplicada aos concludentes do famoso "terceirão"(que em algumas questões mais parecia um teste de aptidão mental,saber se o cara é retardado ou não) vai ganhar um pouco mais de nível e vai garantir(pros mais aptos) uma vaga em algumas universidades federais Brasil afora.

"Que macete(Q= mc/\t)'' ''puta velha namora rapaz tarado(PV=nRT)'' era alguns dos muitos macetes que meus professores do ensino médio e do pré-vestibular me ensinaram para decorar as tantas e tantas fórmulas pra resolver questões, o que caracteriza o modelo de vestibular aplicado desde o remoto ano de 1911, decoreba e mecanização do conteudo.

Agora a intencão é diferente,tudo é baseado na leitura no contexto do dia-a-dia, os conteúdos das matérias vão ser cobrado de forma contextualizada antes as questões eram "secas", era somente defina isso, explicite aquilo, encontre o valor de x...agora com a nova proposta vai ser assim:'' Era uma vez uma menina que namorava trez rapazes,tinha uma mãe muito chata, implorava pela banda Calypso[...]. Dessa maneira a alternativa que caracteriza o atual modelo de globalização é:'' ou seja vai ter toda uma história muitas vezes desconexa para massacrar o aluno na leitura de quase 200 questões.

Segundo Haddad, o aluno que antes estudava mas depois não sabia nada de portugues nem de matemática ENEM de geografia ENEM de história, agora vai saber aplicar o que aprendeu na vida, se tomar um porre vai explicar pro policial que é porque a concentração alcoólica na corrente sanguínea desativou algumas sinapses neurológicas, se chegou tarde no trabalho é porque o sentido vetorial do fluxo rodoferroviário foi de encontro a velocidade escalar média instantanea desnvolvida pelo seu automóvel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário