sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Camada pré-Sal,promessa de lucros,mas por ora um gasto salgado


Muito tem se falado sobre a reserva de petróleo que se encontra no litoral brasileiro a mais de 7000 m de profundidade abaixo de uma espessa camada de sal, o famoso pré-Sal. Muito se especula sobre esse precioso líquido, agora uma coisa pode ter certeza, ainda não foi extraido meio barril dessa reserva e ela já está sendo usada como massa de manobra, fins eleitoreiros e trazendo expectativas muitas vezes sem fundamento. O pré-Sal tá sendo tratado como um bebê que ainda não nasceu e que os pais já enxergam nele um grande empresário cheio da grana,mas esquecem que a vida pode tomar rumos diferentes.

Lula com sua imensa popularidade, pode estar usando o pretexto do pré-Sal como uma manobra política para as eleições de 2010, para a projeção da candidatura de Dilma Roussef. Todo mundo sabe que os adversário do PSDB, representantes do neoliberalismo, têm a fama de vender o almoço pra comprar a janta, de abrirem as pernas do Brasil para o capital internacional sugar nossas riquezas.Lula e os que o apoiam desde já, usam esse argumento manjado do PSDB vendedor da pátria em liquidação, para desmoralisa-los supondo que se eles ganhassem arremateriam a Petrobrás a um preço irrisório assim como fizeram com a CVRD.

Mesmo o pré-Sal tendo gerado tanta euforia, é preciso acordar para a realidade, esses supostos lucros e benefícios de que tanto falam não aparecerão da noite para o dia, é um investimento a longo prazo. Ainda não existe tecnologia suficiente para se chegar a uma profundidade tão grande, a pressão que a água exerce a 7 km de profundidade é absurda. É necessário primeiramente um amplo investimento em pesquisas, desenvolvimento de tecnologias;um fator tambem se faz imprescindível: estudos sobre os retornos sociais que os lucros da exploração petrolífera trará ao povo brasileiro.

Um ponto interessante a ser discutido é que apesar dessa descoberta ser de grande importância para o Brasil e para o mundo, é como se estivéssemos indo na contramão do desenvovlimento sustentável, o petróleo e todos os seus derivados são poluentes em potencial, não se pode explorar as reservas sem pensar no que isso pode acarretar à natureza. Uma sugestão ideal seria a utilização dos lucros oriundos do pré-Sal em investimento em fontes renováveis de energia, pois o Brasil tem um ótimo potencial energético além do petróleo e das hidrelétricas, que também trazem sérios prejuízos aos recursos naturais.

O pré-sal pode ter 300 bilhões de barris; o petróleo pode ir rapidamente a 100 dólares, e o custo de extração permaneceria em 20 dólares, o que daria um “lucro líquido” de 80 dólares o barril. Nessa hipótese, teríamos 300 bilhões de barris multiplicados por 80 dólares de “lucro líquido”, o que daria 24 trilhões de dólares. O petróleo pertence à União, pertence ao povo brasileiro. Uma parte já foi vendida – por causa da terrível “flexibilização do monopólio do petróleo”, por meio dos absurdos leilões de bacias petrolíferas. Mas há, no mínimo, 5 TRILHÕES de dólares líquidos esperando pelo Brasil.

É claro que a conta pode ser feita com outros destinatários: as grandes petrolíferas multinacionais fazem essa conta tendo em vista o seu lucro; alguns, tendo em vista financiamentos de campanhas políticas; outros, o enriquecimento pessoal. Aqui fizemos uma conta levando em consideração os interesses do BRASIL E DO SEU POVO. Apontamos projetos que podem mudar radicalmente o Brasil, que nos colocam no grupo dos países desenvolvidos. Ou se pensa no Brasil e no seu povo, ou se pensa em como apropriar essas riquezas para poucos grupos internacionais, para financiar campanhas políticas, para o enriquecimento de alguns.

É preciso garantir o nosso próprio abastecimento, em primeiro lugar, durante todo esse período, até que possamos ultrapassar nossa dependência do petróleo e criar nova matriz energética. Garantido nosso abastecimento, é preciso reverter essa riqueza para o povo brasileiro. Essa riqueza é sua, dos seus filhos, dos seus netos, é o legado que uma geração deixará para as gerações seguintes: a de um futuro promissor, farto, humano, fraterno, do Brasil e do seu povo. É o nosso ingresso no grupo dos países desenvolvidos.

Obs: nesse post, eu fugi um pouco do padrão que eu mantinha nas outras postagens, uma linguagem meio sarscática, stand-up e tal; é por que tambem uso esse blog para treinar dissertação para a porra do vestibular. Mas há sempre espaço para piadinhas sem graça,rsrsr: os caras da Petrobrás vão cavar tão fundo para achar petróleo que vão acabar incomodando o diabo nos seus quintos dos infernos.(dãããã)

Obs: só para constar, os três últimos paragrafos infelizmente não são de minha autoria, foi uma adaptção que eu fiz de um texto de Castagna Maia, que eu vi no blog do saudoso professor Rodrigo www.geolibertaria2.blogspot.com

Um comentário:

  1. http://politicaeconomicadopetroleo.blogspot.com/

    UMA ANÁLISE DO PROJETO DO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO PETRÓLEO: LEIA EM
    http://www.scribd.com/doc/27582659/Politica-Economica-do-Petroleo-no-Brasil

    ResponderExcluir