sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ideologia eu quero uma pra viver: a minha ideologia é ser do bem


O papai noel do comunismo, leia-se Karl Marx, conceituava ideologia como um conjunto de idéias e valores pregados por uma classe dominante afim de controlar o comportamento de uma classe dominada. Esse controle seria exercido pelos meios de comunicação, escolas, igrejas, artes, entretenimento... Nada é isento de uma pregação ideológica, mesmo que atenuada ou de forma subliminar.

A ideologia citada por Marx seria a impregnação dos valores capitalistas na sociedade, ainda que de forma forçada. Aquilo que denominamos de "sabedoria"popular, aqueles ditados do tempo em que a Dercy Gonçalves nem sonhava em ser gente, é nada mais nada menos do que o senso comum reproduzindo os dogmas do capital. "Deus ajuda quem cedo madruga", exemplo clássico, enaltecendo a exploração do trabalhador que tem seu sono sacrificado para render mais no trabalho e enriquecer mais o patrão. Na verdade eu nunca entendi esse ditado, se Deus ajuda tanto o seu Madruga, porque ele não paga logo os 14 meses de aluguel atrasado ao Sr. Barriga?

A mídia talvez seja a maior propagadora desses valores, o consumismo desenfreado e desnecessário é a lei, considero a televisão uma das melhores máquinas já projetadas... para alienar o ser humano. A televisão tambem é uma excelente máquina de propagação de mentiras e ilusões, as novelas principalmente as globais, fazem as pessoas se preocuparem com uma realidade que não é sua em vez de ao menos amenizar o caos em que vivem. Vale lembrar o padrão de vida que é evidenciado nessas novelas, o modelo hight society mesmo.

É por isso que quando pessoas marginalizadas assistem e assimilam esse estilo de vida Glória Perez de ser, vão lutar com todas as suas armas para conseguirem ostentar também, ou seja vão pegar seus trezoitão, seus revolveres, suas facas(olha a facaaaa!!!) e tentar se enquadrarem nos padrões, afinal de contas, são gente também.

Para mim ideologia seria uma forma de se interpretar e viver a realidade de acordo com os valores que se acredita. Quem é cristão vive segundo o cristianismo, quem é muçulmano vive segundo o islamismo, e quem é Rubinho Barrichello vive "segundo" em qualquer corrida.
Até ai tudo bem, o problema é quando a ideologia vira fanatismo, a pessoa já não pensa por si só, a sua ideologia se encarrega disso. Uma pessoa nesse estado se assemelha à um cavalo de carroça com aquelas viseiras que só lhes permite enxergar uma direção, o carroceiro seria a personificação das idéias em que tanto se confia, que o conduz ao lugar que convém, muitas vezes a lugar nenhum.

Ocorre o que se denomina lavagem cerebral: um professor de história ou sociologia que encanta seus alunos com teorias românticas de transformação social, um partido político dogmático que dita regras aos seus seguidores... são exemplos claros de hipnose ideológica. A religião, muita das vezes é uma forma de domínio, Karl Marx já dizia sabiamente que a religião é o ópio da humanidade, alguns muçulmanos chegam a perder a lucidez e entregam suas vidas em nome de Alá (pelo menos vai ter sete virgens a sua espera), indianos segregam pessoas com suas castas(aqui no Brasil tbm temos dalits "intocáveis": os políticos). Pseudo-pastores principalmente neo-pentecostais extorquem fiéis e pregam um baita golpe em suas ovelhas, quem se converte em um igreja dessas tem ser ciente de uma coisa: no futuro, adeus pertences.

Uma visão unilateral da vida, caminha a passos largos rumo à radicalizações e extremismos, que se reflete muitas das vezes em atos de violência e selvageria, fatos que comprovam esse raciocínio são as insanas invasões de terra do MST e o "terrorismo" praticado pelas FARC's. Tanto o MST quanto as FARC's tem sua importância e relevância entre os movimentos sociais da América Latina, mas tiveram seus ideais corrompidos, usam pessoas muitas das vezes seduzidas pela sede de justiça como massa de manobra à interresses que beneficiam pequenos grupos.

Acredito que seja saudável um conjunto de idéias e valores para se ter um norte na vida, mas o equilíbrio se faz necessário. Já tive muitas fases desde rockeiro rebelde(yo soy rebelde, quando no sigo los demás...), crente santinho, ecologista verdinho até socialista revolucionário. Em cada uma dessas fases, já fui um tanto radical mas hoje eu vivo uma mistura de todas elas, aproveito o que elas trouxeram de bom pra mim e que vou levar para o resto da vida.

Desse caldeirão todo de idéias, nasceu uma única ideologia: a de ser uma pessoa do bem, amar ao próximo como a mim mesmo como já dizia Jesus Cristo, preservar a natureza e não só o meio ambiente mas sim todo ele. Saber ser crítico também é imprescindível, ser um cidadão consciente dos meus direitos, das minhas liberdades e saber me defender quando estes me são roubados. Ter uma utopia também é importante, pois mesmo que você nunca a alcance vai ter sempre um ideal a ser seguido e pode até chegar perto, bater na trave. Como diria Roberto Carlos:é preciso saber viver...para que quando partirmos desta para uma melhor(ou pior) tenhamos deixado algo de bom para os que ficaram e os que estão por vir.

Não viva um vida aprisionado por ideologias, elas são apenas caminhos que aparecem e cabe a você e seu livre arbítrio escolher segui-los ou não, as ideolgias são caminhos e você é o condutor, você é que sabe dos seus destinos e de seu intinerário. Quem vive preso à idéias e teorias, exerga o mundo na monotonia do preto e branco por se negar a enxergar as outras cores.

3 comentários:

  1. Muito bom!
    Me mande um e-mail para eu ficar com seu contato.
    andreveridiano@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto.Sempre passo e leio.Agora eu lhe convido a seguirmos pelos blogs.Para interagirmos.
    Abrass
    Sigamos por aqui
    http://josemariacostaescreveui.blogspot.com

    ResponderExcluir